Concurso Externo ESCOLA ALERTA


I – Designação do Trabalho

O trabalho apresentado foi realizado em parceria entre a Biblioteca Prof. Guapo e a turma do 4.ºPO da Escola Básica de Paredes (Centro Escolar de Alenquer) e foi intitulado após auscultação dos alunos por “Os direitos de todos…”


II – Objetivos do Trabalho

Tem como objetivo principal dar a conhecer e promover os objetivos do próprio concurso e do seu regulamento, mais designadamente, a sensibilização da comunidade educativa e adjacente para a existência de direitos humanos, em especial os direitos das pessoas com deficiência e a existência de barreiras discriminatórias para muitos cidadãos.


III – Metodologia utilizada na realização do trabalho

A realização deste trabalho, teve como princípio de trabalho a tentativa de envolver os alunos o mais possível neste projeto e posteriormente a projeção na comunidade. Assim, e após uma reflexão conjunta do que se pretendia para a tarefa a realizar, fez-se a primeira abordagem aos alunos, onde estes, tiveram como primeira tarefa, procurar com as suas famílias, locais em Alenquer onde houvesse barreiras discriminatórias de acesso às pessoas com deficiência. O objetivo era recolher fotos e enviar por mail para a biblioteca escolar. Após essa recolha e reflexão sobre cada barreira, realizou-se uma reflexão conjunta das mesmas. Na fase seguinte, foram apresentados à turma o documento da convenção dos direitos de pessoas com deficiência (resumo).

Posteriormente, formaram-se grupos de análise de cada princípio. A análise tinha como objetivo analisar os focos de cada princípio, de modo, a retirar palavras-chaves que permitissem elaborar quadras com rima que permitissem criar algumas estrofes sobre o assunto, de modo elaborar uma canção com uma batida de rap. Após a criação da letra, realizou-se a gravação da canção e a criação de fotografias de cada princípio que vão servir de base à montagem do vídeo sobre o tema.

Após a criação do vídeo, este será divulgado por estes canais:

  • - página web do agrupamento de escolas
  • - página facebook das bibliotecas do agrupamento
  • - página do facebook criada para a divulgação do tema
  • - salas de aulas da própria escola com tentativa de chegar a todos os professores e turmas do agrupamento através da própria apresentação dos alunos da turma envolvida.
  • - instituições locais.
  • - famílias e comunidade educativa através da partilha de QRcodes do respetivo trabalho.

IV – Recursos utilizados

Os recursos utilizados para a realização deste trabalho, passaram pelo uso do resumo da Convenção dos Direitos de Pessoas com deficiência, o uso de Pc, Câmera de filmar, Telemóveis, Software Movie Maker, App Hip Hop Pads, gravador de voz, QRcode, Facebook, Instagram.

V – Resultados obtidos (pontos fortes, pontos fracos, como se sentiram os alunos ao participar, avaliação global).

Após a auscultação da opinião dos alunos, constatou-se que:

  • - Foi divertido, interessante e agradável, porque foi uma forma de convívio com os colegas e com os professores.
  • - Experimentámos atividades diferentes
  • - A realização do trabalho deu-nos a conhecer os direitos das pessoas com deficiência e das barreiras discriminatórias que prejudicam a vida das pessoas
  • - Fez-nos pensar que mesmo sendo pequenos, podemos ajudar as pessoas com deficiência, tentando mudar o mundo.
  • - Não houve pontos fracos, porque na realização do trabalho todos participaram.